sexta-feira, 13 de julho de 2018

Faculdade: Escolha por você e não pelos outros


Natureza Morta, Escola, Retro, Tinta, Tabela, Recepção

“O que você quer ser quando crescer?” Essa foi uma frase que, por algum motivo, eu quase não ouvi quando era pequena. Para ser sincera, eu nunca me importei com o que eu queria ser, eu me lembro claramente de um dia que eu cheguei para minha mãe e disse para ela que eu iria ser pequena para o resto da vida.

Eu lembro que foi aos dez anos que eu tive que responder essa pergunta em uma atividade de inglês na escola. Eu como uma boa aluna, copiei a profissão da minha colega do lado: “veterinária”. Na época meu argumento deve ter sido “Ah, eu gosto de cachorro”.


Quando me perguntaram de novo algumas semanas depois eu já tinha um resposta nova: Estilista, porque eu adorava desenhar roupas. E conforme o tempo foi passando eu tive a decisão final, ou pelo menos eu achava que era a decisão final: Engenharia Civil.


Foi quando entrei no ensino médio que percebi que não poderia cursar aquilo, eu não gostava de matemática e muito menos de física. Mas, deixei aquilo no esquecimento por um tempo. Sim, eu estava no primeiro ano ensino médio mas deixei aquilo de lado. Ao chegar no segundo ano, aconteceu aquele famoso ditado “A água bateu na bunda” e eu entrei no site de guia do estudante e resolvi procurar profissões e foi quando eu fiz uma lista do que se encaixava mais com meu perfil:



Publicidade e propaganda;





Design Gráfico;


Rádio e TV


Eu lembro que foram seis profissões, das quais eu fui riscando o que não havia na minha região em universidade pública, sobrou só Design Gráfico. Então, um ano e meio após a decisão, quando eu estava fazendo o vestibular para Design Gráfico, eu passei mal no meio da prova e entreguei o final da prova de qualquer jeito. Motivo, provavelmente, uma crise de ansiedade. Naquela época eu já havia conhecido um curso e me interessado por ele após as inscrições fecharem: Produção Multimídia. Um curso novo, que poucos ainda conhecem e eu só fui conhecer por indicação de uma amiga minha que fez a prova duas vezes e passou mas desistiu para cursar psicologia. Eu tentei a entrada pelo sisu no começo do ano e não consegui, então passei meio ano estudando para no fim, finalmente, conseguir passar pelo sisu no meio do ano.
Depois de contar isso tudo para vocês, eu quero dizer que você pode sim não saber o que quer cursar mesmo estando quase se formando. Você tem todo o direito de mudar de curso a qualquer hora. Você pode ser o que quiser ser.


Passamos muito tempo ligando para a opinião dos outros e esquecemos das nossas próprias opiniões. Eu quase cursei engenharia porque ouvia as pessoas falarem que seria bom para mim, que meu salário seria bom. Mas agora eu pergunto para vocês: O que eu faria com o estresse? Uma coisa é eu me estressar fazendo algo que eu gosto, outra coisa é eu me estressar fazendo algo que eu não goste. Quando fazemos algo que gostamos, mesmo que estejamos cansados temos aquela força de vontade de levantar da cama, mas meus queridos, quando não gostamos, você se joga da cama e continua deitada no chão e não quer se levantar de jeito nenhum.


É clichê, mas é a verdade: Você só será feliz quando fizer algo que goste.

Escolha por você e não pelos outros <3







_________________________________________________________________






A imagem foi retirada do site: Pixabay (https://pixabay.com/pt/natureza-morta-escola-retro-tinta-851328/)




0 comentários:

Faça Parte!

Tradutor

Search

Arquivo do blog